Carta manifesto das regionais contra a volta às aulas na pandemia.

SINTE REGIONAIS

Sindicato dos Trabalhadores em Educação na rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Laguna e Tubarão

 NÃO HÁ OPÇÃO DE VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS SEM VACINA E CONTROLE DA PANDEMIA.

O magistério da rede pública estadual é uma categoria que há tempos sofre os efeitos da desvalorização, sem um plano de carreira minimamente condizente, com perda de direitos e a sobrecarga de trabalho. Uma das consequências disso é o adoecimento da categoria com o esgotamento tanto físico quanto mental. Mesmo assim tem se dedicado exaustivamente para dar conta do exercício do magistério por vias remotas.

As más condições de trabalho e de vida resultam de decisões dos governos, refletidas em escolas sem estrutura adequada, com salas de aulas lotadas, muitas escolas sem acesso aos recursos mínimos de higiene.

Mas até hoje nenhuma posição agrediu tanto a dignidade do povo catarinense quanto a última declaração do secretário de educação, Natalino Uggioni. Uma coisa deve ser enfatizada ao secretário: Não há protocolo seguro para volta às aulas presenciais enquanto somamos mais de mil mortos e o número de regiões em estado de alerta só aumenta.

A pandemia avança, e o governador parece ignorar a dor e o sofrimento de tantas famílias que vivem o resultado do que abandono da gestão dessa pandemia tem produzido.

Não há, senhor secretário, protocolo, lei, decreto ou portaria que nos obrigue a ir para a linha de frente do contágio, da morte.

Ao dizer que os pais não vão ter a opção de não mandar seus filhos para a escola, ele não entendeu que NÓS NÃO VAMOS PARA A ESCOLA! Nenhum governante poderá ter de nós e da sociedade uma resposta diferente dessa.

NATALINO, NÃO VOLTAREMOS SEM VACINA E CONTROLE DA PANDEMIA!

Não há dúvidas: se nos mandarem voltar, é GREVE PELA VIDA!!!

Assinam esta nota as coordenações regionais do SINTE de Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Laguna e Tubarão.


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