Assembleia SINTE Regional Joinville no dia 29/06/2020.

No dia 29/06 o sinte regional de Joinville, realizou sua assembleia regional tendo como pauta: Informes. Retorno das aulas presenciais em meio à pandemia. Encaminhamentos. 

A assembleia contou com a participação de quase 60 professores, direção do sinte regional e representação do Sinte Estadual (Vieira e Osvaldo).

Nos informes foi repassado o afastamento de alguns dirigentes da direção atual do sinte regional para disputar as eleições municipais. Não só da direção como também do conselho deliberativo. Consequentemente os próximos membros do conselho e suplentes regionais assumem. Outro informe foi sobre o acúmulo de tarefas burocráticas que os professores e funcionários das escolas estão sendo expostos. Com o avanço da pandemia, as escolas estaduais estão recebendo vários alunos das redes privadas, e os mesmos estão sendo colocados em turmas que já estão superlotadas, aumentando assim o trabalho do professor, e por outro lado a SED não possibilita a contratação de novos professores e aberturas de novas turmas. Professor Adelson explanou sobre seu projeto referente a saúde emocional dos professores/alunos, ampliaremos tanto o debate como ações concretas.  O Sinte se colocou a disposição, entendendo nossas limitações. Outro informe importante foi referente a paralisação dos trabalhadores em aplicativos de entrega no dia 01/07. Assim como a jornada de lutas nos dias 10, 11 e 12 de julho pelo Fora Bolsonaro/Mourão.

Outro informe foi a entrega de um   ofício que trata das reivindicações dos profissionais do CEDUP pela Regional de Joinville ao SINTE Estadual para que interceda junto a SED

 No segundo ponto foi colocado a importância de entendermos que a educação perpassa por um problema maior que é o capitalismo. Se mostrando cada vez mais excludente, não podemos cair na lógica do governo Bolsonaro que é só uma GRIPEZINHA, pois milhares de pessoas estão morrendo e também do Governador Moisés que não pestanejou ao flexibilizar a quarentena. 

No dia 19/06 foi chamada uma reunião convocada pela SED, chamado comitê de retomada das aulas presenciais em santa Catarina, no qual o sinte estadual fez parte juntamente com outras entidades, bem como sindicatos de escolas particulares. Foi cobrado uma posição mais firme do Sinte Estadual, referente ao Não retorno das aulas presenciais nesse momento, a pandemia está no seu pico mais preocupante.

Como principais encaminhamentos da Assembleia foram aprovados:

- Tensionar o Governo/SED através do sinte estadual sobre acúmulo de atividades burocráticas;

- Cobrar da CRE/gerência,  sobre acúmulo exagerado de alunos por turma, na quarentena. Aumento de matrículas nas turmas já existentes. Contratação imediata de professores para atender essa demanda!

- Quarentena geral já! Em defesa da vida !

- Manutenção do emprego !

- Campanha estadual contra retorno das aulas presenciais. (internet e equipamentos para todos Alunos e professores)

- Contra ensino híbrido!

- Caso tentativa de retorno sem controle efetivo pandemia as aulas presenciais,  é GREVE GERAL!

- Garantia das férias e validação das 800 hrs/aula durante a quarentena! 

- Ato simbólico contra retorno das aulas. Entrega de documento com reivindicações a CRE!

- Saúde emocional. Elaborar melhor como sinte regional que irá auxiliar o projeto do professor Adelson.

Foi de fundamental importância a realização dessa atividade virtual do Sinte Joinville, foi possível ouvir as demandas de nossa categoria e aprovar encaminhamentos de luta contra a atual situação do magistério. É preciso resistir aos ataques dos Governos, organizar nossa classe e derrubar os governos que apostam no genocídio de nossa classe. 


Comentários