Nota do SINTE Joinville contra a retomada das aulas em Santa Catarina.

Na semana passada tivemos acesso a documento intitulado “Diretrizes para a Educação Escolar durante e pós-pandemia - Contribuições da CNTE”. Também tivemos acesso hoje a relato do Sinte Estadual de sua participação no “Comitê de Retomada das aulas presenciais em Santa Catarina”, organizado pela SED.

O Sinte Joinville vêm declarar total DESACORDO com as políticas implícitas nas diretrizes e no Comitê organizado pela SED.


A confederação representante dos trabalhadores em educação deveria estar pressionando os governos para que flexibilizassem a obrigatoriedade das 800 horas, garantindo férias e validação das horas em trabalho remoto. Poderia, estar na luta, cobrando os governos para oferecer equipamentos e internet ampla para que os professores pudessem realizar seu trabalho condições mínimas. Ainda, poderia cobrar dos governos que garantam acesso de qualidade aos estudantes, garantindo dessa forma a universalidade do Ensino. Porém o que vemos é a possibilidade de volta às aulas presenciais na educação básica, com um suposto ‘respeito as orientações dos órgãos de saúde’. O MEC já definiu que as universidades podem não voltar às aulas presenciais em 2020. Se indivíduos adultos, com maturidade, estão sendo poupados de aglomeração, porquê as crianças e adolescentes estariam mais preparados para se aglomerarem em salas de aula com 20/25 pessoas? (nossas salas têm mais de 34 estudantes).


Numa postura semelhante e em acordo com tais diretrizes, o Sinte Estadual participa de reunião de um comitê que pretende a retomada das aulas. Apesar dos destaques na nota de que “não é o momento da retomada das aulas presenciais”. E que o “importante neste momento é a defesa da saúde e da vida das pessoas”. NÃO TRAZ UMA RESPOSTA CONTUNDENTE ao governo e entidades que participaram da reunião, que é impossível a retomada de aulas presenciais num momento em que nosso Estado se prepara para entrar no pico da pandemia. Não existe segurança sanitária, razoável, para que 20 pessoas estejam em uma sala de aula, no inverno catarinense. Muito menos segurança sanitária de excelência. 

Neste sentido a direção do Sinte Joinville, NÃO TEM ACORDO com tais diretrizes da CNTE e também com a postura do Sinte Estadual no Comitê da SED.

CONCLAMAMOS TODA A CATEGORIA A PARTICIPAR DE ASSEMBLEIA VIRTUAL (Via Google meet) NESTA SEXTA-FEIRA ÀS 15 h. Para debater esses e outros assuntos.




Comentários

  1. Excelente. Nós, do Sinte pela Base, temos a mesma posição. O Sinte Regional de Floripa também tem essa mesma posição. Não podemos permitir a retomada das aulas presenciais nesse momento. Lutamos pelo cancelamento do ano letivo, afinal ANO LETIVO SE RECUOERA. VIDAS NÃO!!

    ResponderExcluir
  2. Todas as classes já voltaram a trabalhar. As poucas não conseguem trabalhar estão implorando pra trabalhar. E o sindicato dos professores não quer trabalhar. Vergonha

    ResponderExcluir

Postar um comentário