ASSEMBLÉIA ESTADUAL PAULO FREIRE, PELA DIREÇÃO DO SINTE JOINVILLE.

A Assembleia que ocorreu nesta quinta-feira, dia 19, apesar de ter deliberado alguns encaminhamentos importantes, não deixou de ser uma assembléia burocrática e manipulada. Muitos encaminhamentos não foram apresentados com clareza e a importância que merecia, sendo votados e aprovados sem o devido entendimento, trazendo prejuízos ao processo democrático. 
Não é de hoje que alguns encaminhamentos sugeridos ficam de fora e não são apreciados e outros tantos nem aparecem na votação final. A exemplo da proposta do vale-alimentação que buscava a equiparação ao vale dos servidores da udesc, que teve outro encaminhamento no documento oficial da assembleia. A direção estadual também analisou não ser importante fazer um ato/mobilização no dia da audiência com o governo. Pensamos o contrário, que seria fundamental mobilizar a categoria e estar na “porta” da sala de audiências, em grande número para fortalecer nossos encaminhamentos e a direção. 
Tivemos também a proposta de fazer o dia da Assembleia Dia de Greve, proposta esta que levaria mais pessoas a esta assembleia pois com dia de greve este dia poderia ser negociado com o governo, como não foi feito um bom esclarecimento antes da votação esta proposta não foi aprovada.
Não bastasse esses detalhes, outra questão essencial, que desnuda a prática da direção estadual, diz respeito ao apoio e participação das lutas em defesa da educação. Foi levantada a possibilidade que o Sinte aprovasse uma “PROPOSIÇÃO a CNTE para participar das mobilizações em defesa da educação nos dias 02 e 03 de outubro”. Vejam, propor a CNTE. Um dirigente da Sinte Estadual defendeu contra essa proposição, com o seguinte argumento: “Quem somos nós para propor alguma coisa a CNTE”. Ora, companheiro, somos a base dessa categoria. A proposição foi rejeitada pela categoria a partir da defesa deste “companheiro”. Dessa forma a direção cumpre um papel nefasto no encaminhamento das lutas da categoria. 
Sigamos firmes na Luta. O Sinte Joinville enviará uma delegação a Florianópolis no dia 02 de outubro, dia da audiência com a SED. Participe. 
Calendário.
23/09 – Audiência Pública sobre as Apaes, Caesp e ApaeEscola;
01/10 – Audiência Pública sobre Novo Ensino Médio
02/10 – Audiência com a SED
21/10 – Seminário Estadual sobre Novo Ensino Médio
29/10 – Audiência Pública sobre a situação de trabalho dos(as) ATPs nas escolas.

Comentários