Do dia 15 de maio ao 14 de junho - Construir a Greve Geral

No dia 15 de maio, estudantes, trabalhadores em educação e população foram às ruas em resposta aos cortes em educação anunciados pelo governo federal e contra a Reforma da Previdência. Em 26 estados e no Distrito Federal, cerca de 1,5 milhão de pessoas paralisaram suas atividades para protestar contra a retirada de 30% no orçamento discricionário de 2019 para todas as universidades e institutos federais. Em Santa Catarina, 11 cidades aderiram ao chamado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e se manifestaram contra as medidas do governo.

Organizado pela regional do Sinte, o ato em Joinville reuniu 2000 manifestantes na Praça da Bandeira, com a participação de movimentos sociais, movimentos estudantis, professores, entidades de classe e comunidade.

O que se viu em todo o Brasil no dia 15 de maio foi mais uma explosão do descontentamento presente na base da sociedade, em sintonia ao que ocorre em outros países diante de uma situação de crise internacional em que os governos colocam a conta nos ombros da população.

DIA 14 DE JUNHO – GREVE GERAL DA CLASSE TRABALHADORA
As centrais sindicais marcaram para o dia 14/6 a Greve Geral, nacional e para todas as categorias. Além das medidas de austeridade promovidas pelo governo no último período, a mobilização é para derrotar a Reforma da Previdência que, entre outros ataques à classe trabalhadora, afeta diretamente os professores.

Abaixo-assinados e conversas com parlamentares não são estratégias suficientes para barrar a sanha dos governos e banqueiros em atacar nossa seguridade social. Somente com os métodos da classe trabalhadora, uma Greve Geral por tempo indeterminado, seremos capazes de pôr abaixo os ataques que estão em curso e derrubar o governo Bolsonaro.

DIA 30 DE MAIO
A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocaram para 30 de maio o “segundo dia nacional em defesa da educação”.

A regional de Joinville do Sinte convida todos os trabalhadores em educação a discutirem em cada local de trabalho a adesão da categoria às mobilizações. Assim como os estudantes se somaram à greve dos trabalhadores em educação no dia 15, os trabalhadores em educação devem fazer o mesmo no dia 30. Por isso, o Sinte Joinville já cobrou um posicionamento da direção estadual do sindicato, uma vez que as mobilizações devem ser um compromisso de todas as regionais e do conjunto da categoria.

Em Joinville, a União Catarinense dos Estudantes (UCE) fez um evento nas redes sociais chamando um ato às 15 horas, na Praça da Bandeira. Ademais, a União Joinvilense de Estudantes Secundaristas (Ujes) e diversas outras organizações também se mobilizam para o dia 30, tanto na Praça da Bandeira quanto nas universidades.

- Abaixo a Reforma da Previdência!
- Abaixo os cortes na educação!
- Educação pública, gratuita e para todos!
- Parar de pagar a dívida pública!
- Todo o dinheiro necessário para a educação!
- Fora, Bolsonaro!





Comentários