Deputados estaduais de Santa Catarina aprovam aumento do próprio salário

Foi aprovada ontem, 11/12, a redação final do projeto 0301.0/2018, que aumenta o salário dos deputados estaduais de Santa Catarina. Com o reajuste, os valores passam de R$ 25,3 mil para R$ 29,4 mil. A isto, somam-se as verbas de gabinete e o cotão para despesas como combustíveis, contas telefônicas, diárias, passagens, auxílio-moradia, entre outros.

Aprovado na surdina e sem contemplar o apelo popular por “renovação” nas práticas políticas, o projeto de aumento de salário não foi afetado pelo PL 350/2017, que congelou investimentos públicos para os catarinenses.

Não podendo aumentar o próprio salário ou decidir sobre o próprio futuro, o magistério de Santa Catarina também sofre, junto à população, com o descaso deste governo amparado por estes mesmos deputados. Fechamento de escolas, turmas e turnos, cancelamento de editais, falta de reajustes do piso e do vale-alimentação deram a tônica nas legislaturas. Em Joinville, ademais, a secretária de Estado da Educação, Simone Schramm – conhecida por estar à frente de todos os trabalhados do governo na precarização e destruição da educação pública – também foi agraciada pela Câmara de Vereadores com o reconhecimento de Cidadã Benemérita da cidade.

Em um momento de crise, estas ações do legislativo provocam a população e, sobretudo, os trabalhadores em educação, que devem responder com sua unidade e organização para enfrentar os combates dos próximos anos.


Comentários