Professores do CEDUP de Joinville farão plantão para receber inscrições de todos os alunos para todos os cursos

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação, abriu vagas apenas para 5 dos 11 cursos oferecidos no Centro de Educação Profissional de Joinville (CEDUP). Segundo declarações da secretária de educação à imprensa, ironicamente a medida tem por objetivo “combater a evasão”.

A falta de vagas neste centro de educação não é um caso isolado, mas um conjunto de ações que atendem pelo mesmo nome: Reforma do Ensino Médio. Joinville tem sido palco desta reforma antes mesmo de sua aprovação pelo Senado em 2017. Nos últimos anos, por exemplo, escolas, turmas e turnos foram fechados na cidade e, para justificar estas medidas, o governo estadual alega “falta de procura”.

O que ocorre na educação catarinense é um sucateamento que cria duas situações: força o aluno a procurar a iniciativa privada para complementar sua educação e incentiva a evasão por não oferecer cursos e estruturas de ensino próximas ao estudante. Ou seja, o que faz o governo é criar um problema (a evasão) para tentar resolvê-lo com outro problema (cancelando vagas e fechando escolas). Estas duas situações convergem a um mesmo fim, que é a destruição da educação pública em que o filho do trabalhador já não terá oportunidade de estudar e de se qualificar profissionalmente.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA TODOS OS CURSOS
Diante deste cenário em que a secretária de educação, Simone Schramm, segue a agenda do governo estadual e abre vagas apenas para 5 cursos, professores do CEDUP de Joinville farão plantão para receber as inscrições para todos os cursos em todos os turnos.

Os plantões ocorrerão entre os dias 18 e 19 de julho no próprio CEDUP, das 8h às 11h e das 14h30 às 20h (por ordem de chegada). Os interessados também podem fazer as inscrições pelo formulário disponibilizado neste link: https://goo.gl/DcvijP

Só haverá vitória na educação quando todos as vagas e postos de trabalhos sejam garantidos.



Comentários