Governo do Estado cancela 575 vagas no Cedup de Joinville. Professores paralisam hoje (28/6), às 18 horas.

Professores e estudantes do Centro de Educação Profissional de Joinville (Cedup) foram surpreendidos com o cancelamento de 575 vagas para o segundo semestre letivo. A medida, tomada pelo governo estadual por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SED), também vale para todos os 18 Cedups de Santa Catarina. O governo alega que as matrículas serão reabertas em fevereiro de 2019.

O Cedup oferece cursos profissionalizantes gratuitos para a comunidade há 40 anos e já estava recebendo as matrículas dos estudantes para o próximo semestre quando a medida foi anunciada. O cancelamento das vagas também preocupa os trabalhadores contratados em caráter temporário (ACTs), que compõem 134 dos 140 professores da unidade. Com esta ação do governo, não há garantias para a manutenção dos postos de trabalhos.

Para Clarice Erhardt, coordenadora regional do Sinte/Joinville, esta medida atesta o empenho do governo em destruir a educação pública, prejudicando pais, professores e estudantes. “Entre os fechamentos de escolas, vagas, turnos, turmas e as municipalizações, o filho do trabalhador se vê a cada dia mais distante de uma educação pública e de qualidade. Para reverter este quadro de desmonte, a comunidade educacional e a população devem somar forças”, afirma a coordenadora.

Os professores do Cedup realizarão uma paralisação hoje (28/6), às 18 horas, em frente à unidade. Eles exigem explicação da SED sobre o cancelamento das 575 vagas e sobre a situação do ACTs.



Comentários