Escolha de vagas para ACTs - 2018

Todos os anos, a escolha de vagas para professores ACTs é marcada por uma série de problemas. Isto fica mais acentuado neste momento em que o governo do estado não mede esforços para destruir a educação pública catarinense sob o argumento da “economia de gastos”.

O número de ACTs ultrapassa a quantidade de professores efetivos. E a efetivação dos professores que fizeram o concurso público é extremamente ineficaz: o governo anunciou a abertura de 600 vagas para professores, ou seja, menos de três professores por cidade. O dado fica ainda mais alarmante quando se faz o cálculo de professores por unidade escolar.

Outro problema bastante recorrente na escolha de aula para professores ACTs foram as vagas inexistentes ofertadas pela gerência se educação. Houve, ainda, uma diminuição significativa na quantidade de vagas, certamente fruto do fechamento de unidades escolares em nossa regional - ainda há professores efetivos que não conseguiram completar a carga horária mínima. Há ,também, uma grande fragmentação de vagas, obrigando o professor a se deslocar de cidade em cidade para somar suas horas.

Além disso, com a aprovação da PEC 55 e a renegociação das dívidas dos estados com a união, o congelamento de gastos em investimentos na educação aprofundará ainda mais o sucateamento. A situação do professor ACT fica ainda mais ameaçada com a aprovação da Lei da Terceirização. E a resposta do governo vem a passos largos: só na regional de Joinville, o fechamento e municipalização de inúmeras escolas, bem como a militarização da E.E.B. Osvaldo Aranha.

Precisamos de concurso público imediato. Precisamos de uma direção estadual que organize a categoria, realize assembleias estaduais para discutir as pautas urgentes do magistério na base, que lute por uma campanha salarial, pela isonomia entre professores ACTs e efetivos, que prepare efetivamente todo o magistério para derrubar a Lei da Terceirização, a Reforma do Ensino Médio, a Reforma Trabalhista e Previdenciária, a Lei da Mordaça, o fechamento de unidades escolares e todos os ataques à educação.

Não há saída a não ser a nossa máxima unidade para derrubarmos todas essas reformas. A direção regional do Sinte/SC em Joinville não se furtará deste combate.

Todos os trabalhadores que tenham enfrentado problema na escolha de vagas para ACTs devem entrar em contato com o Sinte/Joinville pelo telefone (47) 3026-6354 ou pelo e-mail sinte.joinville@yahoo.com.br


Comentários