Nossa mobilização é necessária e urgente: participe da assembleia no dia 10 de outubro

A educação catarinense vem sofrendo inúmeros ataques por parte do governo de Raimundo Colombo.

Desde o fim de 2016, com a implantação do Plano de Ofertas Escolares (POE) e o argumento de que é preciso “aliviar as contas do governo”, várias escolas, turmas e turnos foram fechados. O peso desta manobra foi colocado nas costas de milhares de professores e estudantes.

A implantação do POE está diretamente ligada à necessidade de se colocar a Reforma do Ensino Médio em andamento em Santa Catarina - pioneiro nas maiores atrocidades e retrocessos no ensino público. Precisamos derrubar esta reforma, prevista para ser implantada em mais de dez escolas somente na regional de Joinville.

Atrelado a todo este sucateamento em andamento, os trabalhadores em educação do estado, efetivos e ACTs, começam a sentir as consequências do Plano de Carreira aprovado em 2015: uma complementação de carga horária, com possibilidade de redução, para os efetivos e, no caso dos professores contratados, a diminuição de vagas e dispensa dos profissionais.

A comunidade, por sua vez, sofre com a destruição da educação pública. São 11 escolas que fecharam suas portas nos últimos anos e, segundo o governo, a previsão é de que outras 19 deixem de atender a partir do ano que vem.

Nestes momentos, é preciso que a comunidade escolar, pais, jovens e professores, unam-se para derrubar este empenho do governo estadual em destruir a educação no estado, colocando a conta nas costas dos trabalhadores e da juventude.


ASSEMBLEIA NO DIA 10
No dia 10 de outubro, a regional de Joinville do Sinte realizará uma assembleia para tratar sobre o fechamento de escolas e pautas específicas da categoria. Infelizmente, nesta mesma data, a estadual do Sinte/SC também marcou uma “concentração” em frente à SED, em Florianópolis, ainda que estivesse ciente da atividade em Joinville. Ademais, a estadual ignorou a recomendação de transformar o ato em um dia de paralisação para que os professores não tivessem faltas injustificadas.

Ainda assim, é importante que todos estejam na assembleia do dia 10 de outubro, contra este atentado à educação praticado pelo governo do estado, contra o fechamento de escolas e contra o sucateamento da educação pública. A atividade acontecerá na sede do Sinsej (Rua Lages, 84), às 19 horas.

Aos que optarem pela concentração em Florianópolis, o Sinte/Joinville disponibilizará um ônibus para a atividade. Os interessados devem enviar nome e número de RG ao sinte.joinville@yahoo.com.br.


Comentários