Por concurso com vagas para toda rede de ensino

O Governo do Estado de Santa Catarina abriu um concurso público, disponibilizando apenas 600 vagas para professores. Uma vez mais, o governo esconde as aproximadamente 22 mil vagas disponíveis por todo o Estado, que correspondem ao número de ACTs, frente aos 19 mil efetivos. Esta é uma prática recorrente, não só no concurso para efetivação, mas também nos processos seletivos que ocorrem todo o ano.

O governo simplesmente esconde as vagas para que, no decorrer do tempo, possa diminuir a necessidade delas. De que forma? Fechando escolas, como tem feito nos últimos anos.

Alguns professores, com o objetivo de punir o governo - e, portanto, com boas intenções - falam em boicotar o concurso. O Sinte/Joinville entende que medida não deve ser incentivada, já que esta ação não pune o governo. Pelo contrário, o beneficia: não havendo reserva técnica, ele simplesmente pode continuar contratações temporárias cada vez mais desprovidas de regras trabalhistas.

Os professores que forem aprovados no concurso ficam em uma reserva técnica e, na medida em que o governo é obrigado a mostrar vagas, é também obrigado a chamar a reserva. Tem sido assim em todas as redes de educação pública no país e, em especial, em Santa Catarina. É uma manobra tenebrosa, mas o boicote não nos ajuda.

A regional de Joinville do Sinte repudia a omissão de vagas feita pelo governo; repudia a cobrança de taxa de inscrição para professores da rede; e lembra, sobretudo, que é somente a nossa organização e luta que poderá mudar esta realidade.

- Pela abertura do quadro de vagas do Estado!
- Contra o fechamento de escolas!
- Pela reabertura de todas as escolas fechadas!

Comentários