O Sinte/Joinville convida todos os trabalhadores em educação para participar do debate sobre a Reforma do Ensino Médio, que acontece na Univille (Campus Bom Retiro), no auditório da reitoria. A atividade está marcada para amanhã, 12/7, a partir das 18h50.

O evento contará com representantes da Secretaria de Estado da Educação e da Gerência Regional de Educação.


Reforma do Ensino

Representando o fim da educação pública como a conhecemos, a Reforma do Ensino Médio promove um retrocesso histórico no sistema de ensino. Desde a modularização e flexibilização da grade curricular, a restrição de disciplinas e saberes que formam o senso crítico do aluno, esta reforma pretende acabar com a carreira de professor. Segundo o texto da medida, poderão ser contratados trabalhadores em educação apenas com “notório saber”, também freando a possibilidade de aberturas de concursos públicos.
Além disso, a Reforma do Ensino não vem, como alega o governo, acompanhada de mais investimentos. Ela apenas se ajusta à PEC 241 (ou 55), que congela gastos públicos por 20 anos.


Em Santa Catarina

Conhecido entre os catarinenses pelo fechamento de escolas e precarização da educação pública, Colombo já colocou a Reforma do Ensino Médio em prática, legitimando a reprovação e fomentando a municipalização. Ademais, congelou a licença prêmio e estabeleceu o fim da oferta do Ensino Fundamental I na rede estadual e o fim do cargo de professor-orientador da sala de tecnologia.

Em momentos como este, em que os governos federal e estadual se empenham em destruir aquilo que é de todos, é importante a participação da juventude, dos sindicatos, dos movimentos sociais para barrar reformas como a do Ensino Médio.

O debate que acontecerá na Univille é uma ótima oportunidade de mostrar aos representantes dos governos que a comunidade escolar não permitirá que a educação pública seja destruída.


Comentários