Gerência nega ponto facultativo em Joinville

O dia 13 de abril será uma quinta-feira, decretado como ponto facultativo pelo governador do Estado. No dia 10/4, a supervisora de gestão escolar da gerência de Joinville, Rosemari Conti Gonçalves, de forma arbitrária, enviou comunicado a todas as escolas, cancelando o ponto facultativo. Ela alega ser “do conhecimento de todos, desde o ano passado, que o dia 13/4 é dia letivo...”, apesar do decreto emitido pelo governo estadual.

Com isso, a gerente de educação quebra a isonomia dos trabalhadores de educação de Santa Catarina, pois tenta impor que nossa regional trabalhe sem a garantia do vale-alimentação e de vale-transporte para os estudantes.

A Gerência ignora, ainda, que a única especificidade que o calendário tem é o número de dias letivos, sendo que o cumprimento e organização são de responsabilidade das unidades escolares.

O pedido de concessão do ponto facultativo, feito na sexta (7/4) à gerência, continua sem resposta. Na tentativa de negociar a questão, o Sinte/Joinville também protocolou um ofício no dia 11/4 para se reunir com a gerente de educação, Lorena Rothbarth, mas o pedido foi negado. Além disso, a regional de Joinville aguarda um encaminhamento da direção estadual do sindicato, já que a questão é coletiva da categoria.

A orientação da regional, neste sentido, é que a unidade escolar garanta o ponto facultativo desde que cumpra os dias letivos.

A ação da gerente de educação é um ato de desvalorização e desrespeito aos trabalhadores em educação. Devemos responder com nossa organização e defesa de nossos direitos.

Comentários