Atraso nos salários do ACTs

Audiência com a GERED foi marcada hoje (6/3).

Somando-se à precarização da jornada de trabalho dos ACTs, acentuada com a aprovação da Lei do ACT em 2015, e à escolha desumana de vagas para estes trabalhadores, a SED ainda gera transtornos em relação à folha de pagamento dos professores contratados em caráter temporário.

Ano após ano, o processamento da folha de pagamento e sua efetivação são momentos tensos e incertos para estes trabalhadores, que ficam à espera do Estado e de sua decisão de pagar ou não aquilo que lhes é devido.

Os ACTs estão sem salário desde janeiro. Muitos destes trabalhadores vivem em condições de subsistência, e o atraso no pagamento piora a situação. Ignorando a questão, o governo de Santa Catarina comprometeu-se com o pagamento através de uma folha suplementar, que seria gerada no dia 3/3.

Em assembleia realizada pelo Sinte/Joinville na manhã de sábado (4/3), e levando em conta que as folhas ainda não haviam sido processadas, professores e sindicato encaminharam um pedido de audiência com a gerência de educação para discutir a situação em caráter de urgência.

Além do atraso, vários professores tiveram suas folhas de pagamento com erros ou, ainda, não tiveram sua folha suplementar garantida.

Em assembleia, os trabalhadores em educação decidiram paralisar suas atividades se a situação não for regularizada até o dia 10/3.


Comentários