Colombo retira 106 milhões da educação

“Para atender ao crédito, serão utilizadas as dotações orçamentárias consignadas ao Fundo de Educação Estadual”. Esta é a sentença dada pelo PL 222/16, enviado por Colombo à Alesc, para abertura de crédito suplementar e retirada de recursos da educação.

Na prática, o projeto retira mais de 106 milhões de reais que servem para a revitalização das já precárias estruturas de escolas estaduais, e realiza a alocação do montante para o Deinfra.

Se por um lado temos instituições estaduais de ensino precarizadas e fechando, por outro temos um governo empenhado em acabar com a educação pública, diminuindo subsídios que serviriam para melhorar um pouco as condições de estudo e trabalho dos alunos e professores.

Como solução ao problema, o Sinte/Estadual convocou a categoria para “mandar e-mails” aos deputados, repudiando o projeto e denunciando as precárias condições das instituições escolares.

A regional de Joinville, no entanto, entende que “mandar e-mails” é inócuo. A estadual deve convocar uma assembleia e, junto à categoria, decidir o que fazer. A construção de uma greve nacional da educação é necessária, assim como fomentar a unidade e a organização dos trabalhadores para fazer frente aos constantes ataques dos governos estadual e federal. Sem assembleia, sem mobilização em nossas bases, a educação continuará sendo arrasada pelo descaso dos governos.


Comentários