Recesso Escolar Julho de 2016

Orientações de organização 

Conforme nota do Sinte Joinville de ontem (06/7), convocamos todas as unidades escolares a organizarem seu calendário escolar de forma que seja garantido o recesso escolar em julho.

Defendemos que as unidades escolares têm autonomia - garantida pela LDB - para elaborar seus calendários, assegurando o cumprimento dos dias de efetivo trabalho escolar, estabelecendo as atividades e ações em seus respectivos projetos político-pedagógicos. Os professores e a comunidade escolar devem participar do processo de discussão do calendário a partir das peculiaridades de cada contexto, princípio que deve ser levado à cabo caso o governo de Santa Catarina, representado em Joinville pela Gerência de Educação, estimem por uma educação pública e de qualidade.

Diante do exposto, apresentamos duas possibilidades a serem discutidas nas escolas. Lembramos que sugestões para contribuir com o debate, que cada escolas deve considerar sua realidade.

Possibilidade 1: Uma semana de recesso (25 a 29 de julho)
Realizar o conselho de classe nos dias 20 e 21 de julho e parada pedagógica no dia 22 de julho, ambos com a participação dos alunos, assim serão considerados dias letivos. Permitir a participação dos estudantes qualifica o processo, além de ser um momento de aprendizado a toda comunidade escolar.

Parada pedagógica de setembro com a participação dos alunos, para termos o ponto facultativo em 14 de novembro.

Possibilidade 2: Duas semana de recesso ( 18 a 29 de julho)
Realizar o conselho de classe nos dias 14 e 15 de julho e parada pedagógica na primeira semana de agosto, ambos com a participação dos alunos, assim serão considerados dias letivos. Permitir a participação dos estudantes qualifica o processo, além de ser um momento de aprendizado a toda comunidade escolar.
Compensar os dias 18 a 22 de julho no segundo semestre. Sugestão:
1 sábado em agosto
Parada pedagógica de setembro com a participação dos alunos
7 de setembro para as escolas que participarem de atividades cívicas
1 sábado em outubro
1 sábado em novembro

Discuta na unidade escolar, elaborando o calendário que melhor retrata a realidade da sua escola, traga o calendário assinado pelos  professores e equipe administrativa da escola e no dia 13/7 e venha participar de ato público para a entrega dos calendários à gerência regional, às 18h.

Comentários