Chico Lessa, sempre presente!

Sinte Joinville vem manifestar com profundo pesar a morte de nosso companheiro de luta Francisco João Lessa. Chico como era conhecido era um dos maiores advogados trabalhistas de Santa Catarina e militante da Esquerda Marxista de Joinville, faleceu na manhã de sábado (28/02), em acidente ocorrido na cidade de São Paulo.

Sua história de vida foi formada na Luta de Classes, participando efetivamente de movimentos sociais, estudantis, no movimento das fábricas ocupadas e na defesa dos trabalhadores em educação. Depois que se tornou advogado, optou por atuar na defesa dos sindicatos de trabalhadores sendo conhecido como o “doutor dos trabalhadores”.

Organizou e dirigiu o MOTE (Movimento dos Trabalhadores em Educação), oposição ao Sindicato dos Professores do Estado em Joinville (Sinte Joinville) que em meados de 2009 encontrava-se parado e desestruturado. Organizou e orientou a militância que hoje faz parte da atual direção.

Fundador da CUT e do PT, Chico combateu a atual política de colaboração de classes defendendo de forma clara e objetiva os dispositivos reais de luta dessas duas entidades.  

Chico tornou-se comunista e militante operário desde a sua juventude. Muito carismático, simpático, e bem disposto para todos os combates, percorreu o Brasil passando suas experiências e ensinamentos, principalmente em relação às fábricas ocupadas como a Cipla, Interfibra e Flaskô , apoiando e dirigindo essas ocupações.

O corpo de Chico Lessa foi cremado na cidade de Guarulhos, São Paulo, na manhã do dia 02/03. O Sinte Joinville convida a todos para uma homenagem ao nosso grande camarada que ocorrerá na próxima quinta-feira (05/03), a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores.

Ao companheiro Chico nossa eterna gratidão!

Chico sempre presente!




Comentários