Convite - Centro de Direitos Humanos

CONVITE AO POVO DE JOINVILLE

A história de fundação do CDHMGB foi iniciativa de um grupo de defensores de uma sociedade livre. Passados 35 anos o Centro dos Direitos Humanos, através do Grupo de Educação convida para a atividade de Memória e Verdade.
Entendemos que a cidade de Joinville/SC foi construída por contradições sociais, econômicas e culturais. A história é utilizada para reforçar a cultura contra os direitos humanos.
A elite local escreve o passado, o presente e o futuro de acordo com os seus interesses de classe. Um exemplo é o tema da Ditadura civil-militar (1964-85), onde a elite criou uma narrativa de passado como se nada dos tempos sombrios atingissem Joinville, como se classe patronal não tivesse envolvimento no apoio, na articulação e recebido os lucros com o fim das liberdades individuais, coletivas, direitos políticos do povo.
Na mesma medida, faz crer grande parte da opinião pública que não ocorreu resistência popular no campo político, sindical, comunitário e estudantil ao golpe civil-militar na cidade.
O passado de repressão e exploração tem sua continuidade histórica: A forte repressão estatal às manifestações populares que explodiram nas ruas das cidades brasileiras, a violência policial cotidiana aos pobres, a relação entre os governos e a iniciativa privada na destruição da educação e da saúde são exemplos de permanências do regime autoritário.

Por todos esses motivos, o Centro dos Direitos Humanos Maria da Graça Bráz envia o presente convite para mulheres e homens de diferentes idades, comprometidas nas lutas populares por uma cidade dedicada aos direitos humanos. Na ocasião, o CDH apresentará o projeto “Ditadura Nunca mais. Direitos Humanos sempre: os 50 anos do golpe civil-militar em Joinville/SC”. O convite é estendido para as entidades de classes, movimentos sociais, organizações políticas e população interessada a atuar no projeto.

No dia 10/12/2013 às 19horas, na sede do Centro dos Direitos Humanos Maria da Graça Bráz: Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, nº 660, Bucarein. Contato: cdh@terra.com.br irmakniess@terra.com.br telefone (47) 3025-3447.

Comentários