Ato público estadual convocado pelo SINTE reuniu magistério em Florianópolis

Cerca de mil trabalhadores em educação estiveram reunidos no último dia 09, para um grande Ato Público Estadual. A concentração foi na praça Tancredo Neves, centro de Florianópolis. Estavam presentes representantes de todas as Regionais do SINTE, que vieram de todo o Estado. Na ocasião o SINTE Estadual distribuiu camisetas e folders a todos os participantes, peças que fazem parte da nossa campanha salarial, assim como um VT veiculado na televisão, spot nas rádios comunitárias e 45 outdoors espalhados por SC.

O Ato teve o objetivo de mobilizar a categoria e mostrar a sociedade a luta do magistério Catarinense. Que quer o cumprimento da Lei do Piso em sua integralidade, ou seja, na carreira, com 1/3 de hora atividade e a descompactação da tabela salarial. Além disso, denunciar a má aplicação das verbas do FUNDEB com a fraude cometida por Governo e Tribunal de Contas do Estado, que aprovou e emitiu certidão avalizando as contas incorretas e com ressalvas do Governo Colombo.

Por isso, os manifestantes fecharam a rua do Tribunal de Contas, tomaram as ruas e protestaram contra os Conselheiros do órgão. Foram colados cartazes nas paredes do TCE e na porta de entrada. Representantes da Executiva do SINTE entraram no prédio e protocolaram ofício exigindo explicações sobre as denúncias, veja o conteúdo:

Of. Expedido nº 209/2013                                         Florianópolis, 09 de Outubro de 2013


Exmo. Senhor
Salomão Ribas Junior
Presidente do Tribunal de Contas do Estado
Nesta

Exmo Sr.

Vimos por meio deste, solicitar o Relatório Parcial das Aplicações em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, segundo a metodologia de apuração do Tribunal de Contas do Estado, referente ao ano de 2013, até o mês de setembro.


Depois do protesto em frente ao TCE, os trabalhadores entraram em seus ônibus e partiram para o Centro Administrativo do Governo do Estado. Lá tomaram a frente do prédio com suas faixas, cartazes e palavras de ordem. Os trabalhadores foram ainda até a rodovia SC 401, onde levantaram suas bandeiras e deram as mãos pela valorização do magistério e da educação. Motoristas que por ali passavam buzinavam e piscavam as luzes em apoio a categoria. Membros da executiva também protocolaram ofício na sede do governo requerendo uma audiência com o Governador Colombo para tratar das pautas da educação. Veja o conteúdo:


Of. Expedido nº 208/2013                                                 Florianópolis, 09 de Outubro de 2013


Exmo. Senhor
João Raimundo Colombo
Governador do Estado
Nesta

Exmo Sr.

O SINTE/SC, representando os Trabalhadores em Educação do Estado, vem a V. Exa. solicitar o agendamento de uma audiência para tratar das questões expostas abaixo:

  1. Aplicação do reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional na carreira, com descompactação imediata da tabela salarial;
  2. Cumprimento imediato de 1/3 da jornada como hora atividade, conforme orientação do Parecer 18/2012 do Conselho Nacional de Educação;
  3. Revogação do decreto 3593 de 25-10-2010 que Regulamenta e Disciplina os Procedimentos de Progresso Funcional dos membros do Magistério Público Estadual.

Comentários