Magistério Catarinense representa estado na VI Marcha Nacional pela Educação

Cerca de 15 mil manifestantes de todo o Brasil marcharam em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, em direção do Congresso Nacional. De Santa Catarina, sairam 3 ônibus lotados de professores e dirigentes sindicais.

A mobilização é realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A VI Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública tem como tema: "Independência é educação de qualidade e trabalho decente".

"A Marcha tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades. Queremos chamar a atenção da Presidência da República, dos prefeitos, governadores, deputados e senadores para os problemas da educação pública brasileira. No momento, nós temos duas questões fundamentais: a luta pelos 10% do PIB para a educação e a questão do cumprimento da lei do piso salarial nacional", afirmou o presidente da CNTE, Roberto Leão.

Além dessas duas reivindicações mencionadas pelo presidente da CNTE, a Marcha também luta pela valorização do plano de carreira para os profissionais da educação; pela aprovação do PNE no Senado, após a derrubada do recurso que tentava colocá-lo para votação na Câmara; e pela normatização da jornada de trabalho do magistério.

A programação da Marcha continua com um vigília, que será feita por manifestantes até às 3 horas da manhã, em frente ao Congresso Nacional.

Comentários