Assistentes de Educação participam de reunião com o Sinte/Joinville

Fomos procurados pelos Assistentes de Educação e na última quarta-feira (25/8), realizamos uma reunião com este setor do quadro do magistério. Nesta reunião, foram relatadas várias questões referentes ao trabalho dos assistentes de educação, entre elas a quantidade de atribuições e a falta de clareza da sua função no estatuto e plano de carreira.


Um dos pontos que tem preocupado muito os assistentes de educação é o fato de os 30 dias consecutivos de férias garantidos em lei, não estarem sendo respeitados.

Outro ponto questionado diz respeito às capacitações realizadas pela SED. Os assistentes relatam que as capacitações, quando ocorrem são sempre em tom de coação. Em uma das capacitações, foi dito pelos dirigentes da secretaria de educação que os assistentes tem por obrigação fiscalizar o trabalho dos Diretores  e denunciar todos os tipos de irregularidades cometidas por estes. Chegam ao absurdo de dizer que eles devem ser “os olhos da SED na escola”.
A denúncia chegou ao Sinte com preocupação, pois os assistentes não têm por função fazer esse tipo de “trabalho”.

Foi questionado também o sistema Serie que caiu de pára-quedas, responsabilizando-os de todos os erros que podem ocorrer, tanto em relação à documentação dos alunos, e principalmente em relação à documentação dos professores, visto que, a SED atribui aos assistentes a responsabilidade da geração da folha de pagamento. Foi relatado que numa escola de Joinville, um assistente teve que pagar do próprio bolso, o salário de um professor, por ter cometido um “erro” na folha de pagamento.

Devemos lembrar a SED, que o assistente não deve ser responsabilizado e até mesmo penalizado por isso. O Sinte esta de olho!

Comentários